Jogo como recurso
didático para tratar da temática sustentabilidade no ensino de geografia: uma
experiência com alunos do 8º ano do Colégio Estadual Vital Brasil, em Maringá,
PR
O jogo produzido pelos bolsistas do
Pibid focou a temática da sustentabilidade e buscou atender aos alunos do 8°
ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Vital Brasil em Maringá, Paraná,
no segundo trimestre de 2015. Como recurso didático, o jogo de tabuleiro teve
como objetivo fazer com que os alunos pudessem aprofundar seus conhecimentos
sobre essa importante questão da atualidade.
A
atividade desenvolveu-se em cinco etapas:
- Primeiramente
foram realizadas buscas bibliográficas na biblioteca virtual Capes, livros
didáticos e acadêmicos.
- No Segundo momento foi feita uma pesquisa para a
obtenção de imagens que retratassem exemplos de sustentabilidade, por um
lado e, de outro, a degradação ambiental; feito isso, se utilizou o SIG
(corel) para a montagem do tabuleiro do jogo;.
- A terceira etapa consistiu na elaboração das
perguntas relacionadas ao tema proposto.
- Na
quarta etapa foi realizada a plastificação do tabuleiro e das cartas
com as perguntas. Foram produzidos 12 kits;
- A última etapa foi a aplicação do recurso em sala de aula e sua posterior avaliação.
Após algumas aulas ministradas pela
professora regente sobre o tema, o jogo: “corrida para um mundo sustentável”, foi apresentado aos alunos.
Buscou-se, de forma breve, ressaltar a importância da temática da
sustentabilidade para a conscientização da sociedade no contexto atual que vivemos.
Os alunos da classe selecionada foram
orientados a se organizarem em grupos de quatro pessoas e, em seguida, foi
realizada a explicação das regras para dar início á atividade.
Os alunos mostraram domínio dos
conceitos e interesse na execução do jogo. Eles também destacaram alguns pontos
pertinentes que fazem parte do cotidiano deles como, por exemplo, a importância
do descarte correto do lixo.
Para nós, integrantes do Pibid Geografia e
futuros professores, o desenvolvimento da atividade propiciou o resgate da
importância dos saberes pedagógicos, os quais
constituem o domínio teórico e prático da didática, para assim obter a
melhoria do processo ensino-aprendizagem em Geografia.
Foi consenso entre os integrantes do
Pibid Geografia do Colégio Estadual Vital Brasil que a utilização de recursos
didáticos – e muito especialmente, os lúdicos – é uma estratégia que auxilia na
renovação do ensino, possibilitando alternativas para que o professor dinamize
suas aulas e sua forma de representar o conteúdo.
O tabuleiro, as cartas com as
perguntas, bem como as regras, estão disponíveis para impressão na aba:
recursos didáticos produzidos. Esperamos uma recepção criação do recurso
didático e estamos com disposição para “ouvir” as críticas e sugestões dos
leitores.
Link para download das perguntas em PDF:
Regras:
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