terça-feira, 17 de novembro de 2015

Jogo sobre sustentabilidade no Colégio Vital Brasil

Jogo como recurso didático para tratar da temática sustentabilidade no ensino de geografia: uma experiência com alunos do 8º ano do Colégio Estadual Vital Brasil, em Maringá, PR


O jogo produzido pelos bolsistas do Pibid focou a temática da sustentabilidade e buscou atender aos alunos do 8° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Vital Brasil em Maringá, Paraná, no segundo trimestre de 2015. Como recurso didático, o jogo de tabuleiro teve como objetivo fazer com que os alunos pudessem aprofundar seus conhecimentos sobre essa importante questão da atualidade.

       A atividade desenvolveu-se em cinco etapas:

  •  Primeiramente foram realizadas buscas bibliográficas na biblioteca virtual Capes, livros didáticos e acadêmicos.
  • No Segundo momento foi feita uma pesquisa para a obtenção de imagens que retratassem exemplos de sustentabilidade, por um lado e, de outro, a degradação ambiental; feito isso, se utilizou o SIG (corel) para a montagem do tabuleiro do jogo;.
  • A terceira etapa consistiu na elaboração das perguntas relacionadas ao tema proposto.
  •  Na quarta etapa foi realizada a plastificação do tabuleiro e das cartas com as perguntas. Foram produzidos 12 kits; 
  • A última etapa foi a aplicação do recurso em sala de aula e sua posterior avaliação. 
            
Após algumas aulas ministradas pela professora regente sobre o tema, o jogo: “corrida para um mundo sustentável”, foi apresentado aos alunos. Buscou-se, de forma breve, ressaltar a importância da temática da sustentabilidade para a conscientização da sociedade no contexto atual que vivemos.
Os alunos da classe selecionada foram orientados a se organizarem em grupos de quatro pessoas e, em seguida, foi realizada a explicação das regras para dar início á atividade.


Os alunos mostraram domínio dos conceitos e interesse na execução do jogo. Eles também destacaram alguns pontos pertinentes que fazem parte do cotidiano deles como, por exemplo, a importância do descarte correto do lixo.
 Para nós, integrantes do Pibid Geografia e futuros professores, o desenvolvimento da atividade propiciou o resgate da importância dos saberes pedagógicos, os quais constituem o domínio teórico e prático da didática, para assim obter a melhoria do processo ensino-aprendizagem em Geografia. 
Foi consenso entre os integrantes do Pibid Geografia do Colégio Estadual Vital Brasil que a utilização de recursos didáticos – e muito especialmente, os lúdicos – é uma estratégia que auxilia na renovação do ensino, possibilitando alternativas para que o professor dinamize suas aulas e sua forma de representar o conteúdo.
O tabuleiro, as cartas com as perguntas, bem como as regras, estão disponíveis para impressão na aba: recursos didáticos produzidos. Esperamos uma recepção criação do recurso didático e estamos com disposição para “ouvir” as críticas e sugestões dos leitores.  

Link para download das perguntas em PDF: 


Regras:






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