O Pibid Geografia Uem

O Pibid Geografia da Universidade Estadual de Maringá (DGE/UEM) é composto, atualmente, por 41 bolsistas de Iniciação à Docência (ID). Estes, em grupos de aproximadamente oito alunos e, em diferentes escolas do município e região metropolitana de Maringá, são supervisionados por cinco professores experientes que compõem o quadro próprio do magistério público do estado do Paraná e, colaborativamente, são coordenados por três professores vinculados à Universidade. Na atualidade as escolas parceiras são: 1. Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM; 2. O Instituto de Educação Estadual de Maringá; 3. O Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal; 4. O Colégio Estadual Vital Brasil; e, 5. O Colégio Estadual Jardim Universitário, no município de Sarandi.

Caracterização Geral do Projeto:


A superação de uma didática tradicional pautada no repasse de conteúdos previamente definidos é um desafio permanente dos educadores identificados com os novos paradigmas do ensino-pesquisa. A Geografia Escolar é parte deste contexto na medida em que busca renovar os pressupostos teóricos e metodológicos da ciência e do ensino da ciência. O desejo é o de construir um ensino-aprendizagem que articule realidade, conhecimento e os sujeitos da comunidade escolar.

Essa renovação paradigmática está presente na Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Maringá e nesse sentido a interação Universidade e Educação Básica é um componente essencial de qualificação da formação profissional dos futuros professores. As ações do presente Pibid Geografia oportunizam aos acadêmicos e docentes universitários as vivências teóricas e práticas inerentes a esse processo formativo.


O Projeto assume os fundamentos teóricos e metodológicos da análise geográfica que objetiva interpretar as combinações dos elementos naturais e sócio-culturais formadores do espaço geográfico. Esse conhecimento científico disciplinar com atualidade conceitual é compatível com a construção de uma didática na qual o conteúdo-forma seja objeto da participação coletiva e criativa discente e docente atendendo a universalidade da ciência e a dimensão sócio-histórica da prática social educativa escolar.


O Projeto assume ainda a metodologia da pesquisa-ação critico colaborativa. As ações projetadas terão sua dinâmica de realização construída no processo e com a participação da Universidade e da Escola. Daí que a explicitação de um cronograma flexível de execução. As ações estão definidas, mas atenderão as demandas e o ritmo de cada realidade escolar.


Objetivos gerais:

· Qualificar a formação de professores de Geografia desenvolvida na UEM;
· Intensificar a interação da Licenciatura em Geografia e a Educação Básica;
· Interagir com as demais áreas de conhecimento e com subprojetos Pibid na UEM;

Objetivos específicos:


· Oportunizar aos acadêmicos da Licenciatura em Geografia a criação e participação em de experiências de ensino-aprendizagem e outras atividades educativas relacionadas com o cotidiano escolar
· Conhecer a realidade ou o meio sócio-cultural da escola e refletir conjuntamente com a comunidade escolar sobre as possibilidades de interações dessa realidade com o currículo escolar;
· Elaborar recursos educacionais de ensino-aprendizagem de Geografia e desenvolver com os alunos da escola básica atividades relacionadas aos recursos criados;
· Participar com apresentação de trabalhos de eventos científicos na UEM e ou em outras Universidades;
·Divulgar os resultados das ações por meio de publicações impressas e virtuais.


Escolas:

-CAP - Colégio de Aplicação Pedagógica
-IEEM - Instituto de Educação Estadual de Maringá

-Colégio Estadual Jardim Universitário
-Colégio Estadual Vital Brasil




Sobre o CAP:


Completando 40 anos em 2014, o Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá vem ao longo de sua história tornando-se referência na educação paranaense. Em quatro décadas, o CAP formou 25.503 alunos e contribuiu na formação de inúmeros acadêmicos dos cursos de licenciatura da UEM.
Sua história começa no ano de 1974, no dia 29 de maio chamado Centro Estadual de Aplicação Pedagógica de 1º grau da Universidade Estadual de Maringá visando o atendimento ao Decreto-Lei nº 9053, de 12 de março de 1946, do Presidente da República, Eurico G. Dutra que visava à prática docente dos alunos matriculados nos cursos de Didática. Quatro anos mais tarde, o Centro Estadual de Aplicação Pedagógica de 1º Grau, passa a ser também denominado Escola Oberon Floriano Dittert – Ensino de 1º Grau.
No ano de 1994, no dia 27 de dezembro, a Escola implanta o ensino de 2º Grau Regular, com a habilitação de Auxiliar de Enfermagem, cessando gradativamente. A titulação de Escola Oberon Floriano Dittert se modifica apenas no ano de 2004, quando passa a ser chamado de Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá – Ensino Fundamental e Médio, que se mantêm até os dias de hoje.
Com intuito de estender o campo de pesquisa dos trabalhos realizados pelos cursos de licenciatura oferecidos pela instituição, o colégio serve de laboratório de investigação, testagem e experimentação de técnicas pedagógicas, sendo também um centro inovador e catalisador do processo de inovação pedagógica e prestação de serviços à comunidade.


Sobre o IEEM:

Devido ao crescimento da população maringaense, surgia a necessidade de estruturas para famílias aqui fixadas.
Dentro deste contexto a educação necessitava de novos professores, criou-se então uma escola de formação de docentes que originou, posteriormente, o Instituto de Educação Estadual de Maringá (IEEM), na época, Escola Amaral Fontoura.
O IEEM, desde sua criação possuía como identidade principal a de escola formadora de professores, dessa forma, teve contribuição de modo singular para a história da educação do município, com a formação dos professores para atuação nos anos iniciais da escolaridade, seja em instituições de educação pública ou privada.
Atualmente, o Instituto de Educação Estadual de Maringá trabalha com uma diversidade de cursos e modalidades de ensino.
Podemos citar formação profissional de docente, cursos técnico em administração e logística, além do ensino fundamental e médio.
Escola atende alunos nos períodos noturno, matutino e vespertino totalizando 1763 alunos.


Sobre o Colégio Estadual Jardim Universitário:


Tem sua fundação em 06 de fevereiro de 2012, a partir do desmembramento do Colégio Estadual Jardim Panorama, onde nos anos iniciais funcionou como uma extensão do mesmo nas dependências da faculdade UNISSA. Somente em 2014 o colégio ganha um prédio próprio, atualmente, a estrutura física conta com um bloco administrativo, onde estão às salas de direção, secretaria, sala dos professores, supervisão pedagógica e sala de reuniões; dois blocos de aulas com 20 salas; um bloco com cozinha, refeitório, biblioteca, um laboratório de informática e um laboratório de ciências, física e química, além de uma sala de aula ao ar livre e uma quadra coberta.
Localizado em um bairro de formação relativamente recente, o Colégio considera fundamental conhecer as expectativas dessa população, suas necessidades, valores, costumes, etc, para através disso atingir a comunidade e auxiliá-la a ampliar seu instrumental de transformação do mundo. Neste sentido, os 59 professores do Ensino Fundamental e Médio, além dos 26 funcionários administrativos, tem a finalidade básica de oferecer aos 1065 alunos matriculados nos períodos matutino e vespertino a garantia de uma educação básica, gratuita e igualitária.
A comunidade escolar é formada por pais trabalhadores, assalariados, constatando-se um número significativo de famílias com renda até três salários mínimos. Apesar de terem uma renda média considerada baixa, há um percentual grande de famílias com casa própria, predominando ainda a família constituída de pai, mãe e filhos.


Sobre o Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal:

O Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal, situado no município de Maringá, localizado no noroeste do estado do Paraná, foi criado em 1953 conforme a Lei Municipal n.º 13 de 02/12/1953 e Certidão n.º 77/57 de 02/12/53 através da Prefeitura Municipal, com o Prefeito Municipal Sr. Inocente Vilanova Junior, em primeiro instante com o nome de Ginásio Municipal de Maringá, passando a ser rede estadual em 1954 com o nome de Ginásio Estadual, sendo assim a primeira escola do município a oferecer o primeiro ciclo: curso ginasial.
A origem do nome do Colégio se deve a uma doação de terreno realizada por um dos sócios da Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná, Sr. Dr. Gastão Vidigal, no ano de 1958, por ocasião da construção definitiva da sede do Colégio na Rua: Libero Badaró, 252 que funcionava na Rua: Martín Afonso – atual Instituto de Educação.
No que tange a hierarquização do espaço estudado, o trabalho realizado no colégio Dr. Gastão Vidigal, ocorre de forma em que a relação entre funcionários que possuem diferentes cargos ocorra de forma homogênea e igualitária, porém percebemos a participação do diretor do Colégio em questões burocráticas referentes a escola. Com isso podemos notar os diferentes órgãos colegiados da escola, como por exemplo o Conselho Escolar, Conselho de Classe, Grêmio Estudantil e APMF.
O colégio Dr. Gastão Vidigal possui em seu amplo espaço físico: Secretaria, Biblioteca, Recepção, Quadras esportivas, Salas de aula, Laboratório de Biologia, Química, Informática, Física, Matemática, Refeitório, Banheiros, Pátio e áreas localizadas dentro do espaço escolar destinadas a aplicação de ciências específicas.


O Colégio Estadual Jardim Universitário – Ensino Fundamental e Médio está localizado na Rua Conceição Aparecida de Magalhães, 681 em Sarandi (PR), é mantido pelo Governo do Estado do Paraná através da Secretaria de Estado da Educação e pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Maringá.

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